VÍDEOS: Flagras de furto de cabos mostram ação que causa transtornos no RS; lei endureceu penas
30/07/2025
(Foto: Reprodução) Moradora flagra furto de cabos no RS
Flagras em vídeo mostram um crime que cresce de forma alarmante no RS, e que acabou de ganhar penas mais duras: o furto de cabos.
⬆️ Somente no primeiro semestre deste ano, foram 1.412 ocorrências no estado, segundo a Polícia Civil. O número já supera o total registrado durante todo o ano de 2024, quando foram 1.369 casos.
Imagens obtidas pelo Grupo de Investigação da RBS (GDI) flagram a ação, que causa transtornos aos moradores. O furto de cabos resulta em falta de luz e telefonia, além de problemas no trânsito devido ao desligamento da energia.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias do RS em tempo real e de graça
Um dos flagrantes, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, mostra um homem pendurado entre cabos de energia e telefonia, em pleno dia, tentando arrancar fios de cobre com o auxílio de uma ferramenta. Veja acima.
"Quer morrer, né? Tá louco", diz uma moradora, ao flagrar a cena.
Casos semelhantes foram filmados em bairros como Rio Branco, onde o vídeo gravado por câmeras de segurança mostra um criminoso atravessando a rua tranquilamente após cometer o furto.
Já no bairro Mont'Serrat, os prejuízos foram tão altos que uma cabeleireira precisou encerrar as atividades.
Furtos de cabos causam prejuízos e apagões em Porto Alegre
Transtornos: sem luz, internet e semáforos
A ação dos criminosos impacta também o trânsito. Segundo a EPTC, 70 semáforos ficaram desligados no primeiro semestre devido ao furto de fiação. Em 2024, foram 43 casos — uma alta de mais de 62%.
Além dos danos à mobilidade e ao comércio, moradores enfrentam falhas nos serviços de energia, internet e até abastecimento de água. O prefeito Sebastião Melo relatou um episódio recente em que a Zona Sul da cidade ficou sem água após o furto de cabos de bombas da Estação Paz do Cacique.
“Esse fio vai para algum lugar. Existe uma cadeia do crime que precisa ser quebrada”, afirmou o prefeito.
Na avaliação da Polícia Civil, a repressão ao crime tem sido constante. No primeiro semestre:
52 pessoas foram presas;
14 toneladas de fios foram recuperadas;
81 fiscalizações foram realizadas em pontos suspeitos
O problema, no entanto, não se restringe à capital. Na Região Metropolitana, câmeras flagraram furtos em Novo Hamburgo. Nessa última cidade, uma pequena fábrica de calçados foi alvo de criminosos três vezes apenas este ano.
E em Sapucaia do Sul, uma câmera de segurança flagrou dois homens cortando fios. Veja na foto abaixo.
Lei endurece penas
O aumento expressivo coincide com a sanção, nesta semana, de uma nova lei federal que endurece as penas para furto, roubo e receptação de cabos metálicos no Brasil. A nova legislação prevê reclusão de até oito anos, no caso de furto e receptação, e 15 anos, para roubo.
Empresas contratadas pelo poder público que utilizarem material oriundo do crime também podem ser responsabilizadas. Elas ficam sujeitas a advertência, multa, suspensão temporária, caducidade e declaração de inidoneidade.
Câmeras de segurança flagram furto de cabos em Sapucaia do Sul
Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Câmeras de segurança flagram furto de cabos em Sapucaia do Sul